terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sobre a tal "boa aparência"



♪ Respeitem meus cabelos, brancos
Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar ♫
[Chico César]

Acabei de ler na internet sobre uma estagiária negra que foi forçada a andar com seu cabelo preso e/ou alisa-lo, para manter a "boa aparência".
Eu posso até fazer chapinha se eu quiser, até mesmo para aproveitar da versatilidade do meu cabelo crespo, só que associar o crespo característico da pele negra a desleixo é preconceituoso demais, minha gente!
Essa imposição de ter cabelo liso para ter boa aparência é ridícula!!! Decididamente, eu não compreendo este mundo... 
E o que me deixou mais perplexa é saber que isso aconteceu em uma escola. Que tipo de formação estes alunos estão recebendo??? Preocupante!


Um comentário:

Marília Gambi disse...

Meu cabelo é cacheado, e eu sofro o mesmo preconceito. E eu me revolto e me nego. Nego a ser o que querem.
Quando assinei meu contrato, não assinei junto a venda da minha alma.