segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dandara dos Palmares



Provavelmente você que está lendo isso nunca ouviu falar em Dandara dos Palmares, uma guerreira negra que lutou contra o sistema escravocrata do período colonial brasileiro  no Século XVII, casada com Zumbi dos Palmares e mãe de seus três filhos. Não é culpa sua, caro leitor. Eu nunca tinha ouvido falar até ouvir esta música: http://letras.terra.com.br/maquinado/1668103/
De Zumbi muitos já ouviram falar, mas há inúmeros outros líderes negros que não entraram nas páginas dos nossos livros escolares, pois apesar da escravidão no Brasil ter durado quase 400 anos, grande parte deste momento histórico foi apagado das páginas da História Oficial. 
Até mesmo por isso, muitas informações sobre sua vida se perderam, pois a maioria da cultura negra sobrevive através de relatos e lendas. Não sabemos o local de seu nascimento e nem qual era sua ascendência africana, mas acredita-se que se estabeleceu ainda criança em Alagoas, no Quilombo dos Palmares, uma comunidade que durou mais de 100 anos e que chegou a abrigar mais de 20 mil negros foragidos das fazendas.
Líder nata, Dandara chegou a se opor contra os termos do Tratado de Paz assinado por Ganga-Zumba (tio de Zumbi) e pelo governo português, que estabelecia que os negros livres ficariam livres e que os escravos voltariam a ser escravos; pois defendia junto com Zumbi, que a liberdade é para todos, tanto faz se é um negro livre, um escravizado, um mestiço ou um índio.
Cuidava das crianças com anemia, dos anciões, dos que ficaram deficientes devidos aos maus tratos sofridos pelos senhores, do galinheiro, da horta... Enfim, lutava ao lado de Zumbi, mas também exercia  inúmeras tarefas características das mulheres, derrubando mais uma vez o mito de que a mulher é o sexo frágil.
Suicidou-se depois de presa, em 6 de fevereiro de 1694, ao ser capturada e levada como escrava após a destruição da Cerca dos Macacos, que fazia parte do Quilombo dos Palmares, por não aceitar ser escravizada.


Informações mais detalhadas são encontradas em alguns dos sites que eu pesquisei:


http://www.overmundo.com.br/banco/dandara-de-palmares


http://jornalcucalivre.blogspot.com/2007/08/dandara-face-feminina-de-palmares-eu.html


http://gicult.com.br/blog/?p=1438


http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/de+dandara+a+sinha+moca


http://gicult.com.br/blog/?p=1438





OBS: Segue a letra da música  Dandara, de Maquinado na íntegra:

Foi esposa e guerreira de Zumbi dos Palmares
(Ê... Dandara)
Junto com ele lutava para livrar os negros da dura vida que levavam
(Ê... Dandara)
Suicidou em 6 de fevereiro de 1694
(Ê... Dandara)
Para não voltar a posição de escrava nunca mais
(Ê... Dandara)
Dandara e Zumbi foram esquecidos de serem mencionados nos livros de história
(Ê... Dandara)
Como os primeiros revolucionários das américas, protegendo Quilombo dos Palmares do império
(Ê... Dandara)
Palmares, o último refúgio e mausoléu desta triste história de amor
E por alguma razão não são considerados heróis entre os brasileiros

Nenhum comentário: