quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos professores!



Sou professora de Lingua Portuguesa, como muitos que acompanham o blog devem saber, né?!
Sei que hoje minha profissão sofre uma desvalorização sem tamanho - aliás, essa crise de valores não existe apenas no esfera escolar - mas mesmo assim sou professora com muito orgulho.

Faço o possível para exercer minha profissão com dignidade, tanto que apesar de militar pela causa e colocar a boca no trombone quando vejo algo errado no meu ambiente de trabalho, ainda consigo conquistar o respeito e o carinho dos meus alunos.

No final o que guardamos da nossa caminhada é o que vale a pena, mesmo que tenhamos horas difíceis - e em alguns momentos pensemos em largar tudo e fazer outra coisa - o que fica é o carinho dos amigos, o reconhecimento dos alunos e a sensação de que procuramos fazer o melhor a cada aula.

Sinceramente, a única coisa que espero é que nossa minha profissão seja mais valorizada e percebida, pois todas as profissões dependem de um professor.


Apesar dos descasos dos políticos com a educação, sou feliz e realizada na profissão.




"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra".
Rubem Alves

5 comentários:

CIRO disse...

Que país é esse? Um país que não respeita a educação, não tem futuro.

KANAAN disse...

Vcs professores são o futuro do país..e acho que nós precisamos de mas profissionais engajados e governantes mais decentes que respeitem e valorizem o trabalho de vcs...Mas quem precisa de povo bem instruído na hora de votar né?Esse meu brasil brasileiro!

Mari disse...

Dá para ver que vc ama a sua profissão.
E de verdade, acho que os professores precisam e devem ser mais valorizados.

Alexandre disse...

Ana,

Isso é realmente terrível. Por que não massificar o esporte nas escolas e outros locais, condicionando isso um bom aproveitamento escolar? Já seria um começo. Ainda assim, Feliz dia dos professores!

Pipoquinhaa_ disse...

Admiro muito, muito mesmo os professores! Acho uma das profissões mais lindas e já andei cogitando essa possibilidade, mas acho que tenho medo de os meus futuros alunos não gostarem de mim :s
Ah, seu post me lembrou que eu tenho muitas coisas sobre esse assunto de Copa e Olimpíadas no meu caderno do colégio, uma delas virou até redação rs

Ps. adorei esse negócio de homens explorados e seduzidos, você é mesmo uma diva!