quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos professores!



Sou professora de Lingua Portuguesa, como muitos que acompanham o blog devem saber, né?!
Sei que hoje minha profissão sofre uma desvalorização sem tamanho - aliás, essa crise de valores não existe apenas no esfera escolar - mas mesmo assim sou professora com muito orgulho.

Faço o possível para exercer minha profissão com dignidade, tanto que apesar de militar pela causa e colocar a boca no trombone quando vejo algo errado no meu ambiente de trabalho, ainda consigo conquistar o respeito e o carinho dos meus alunos.

No final o que guardamos da nossa caminhada é o que vale a pena, mesmo que tenhamos horas difíceis - e em alguns momentos pensemos em largar tudo e fazer outra coisa - o que fica é o carinho dos amigos, o reconhecimento dos alunos e a sensação de que procuramos fazer o melhor a cada aula.

Sinceramente, a única coisa que espero é que nossa minha profissão seja mais valorizada e percebida, pois todas as profissões dependem de um professor.


Apesar dos descasos dos políticos com a educação, sou feliz e realizada na profissão.




"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra".
Rubem Alves

5 comentários:

Ciro disse...

Que país é esse? Um país que não respeita a educação, não tem futuro.

KANAAN disse...

Vcs professores são o futuro do país..e acho que nós precisamos de mas profissionais engajados e governantes mais decentes que respeitem e valorizem o trabalho de vcs...Mas quem precisa de povo bem instruído na hora de votar né?Esse meu brasil brasileiro!

Unknown disse...

Dá para ver que vc ama a sua profissão.
E de verdade, acho que os professores precisam e devem ser mais valorizados.

Alexandre disse...

Ana,

Isso é realmente terrível. Por que não massificar o esporte nas escolas e outros locais, condicionando isso um bom aproveitamento escolar? Já seria um começo. Ainda assim, Feliz dia dos professores!

Rafaela S. disse...

Admiro muito, muito mesmo os professores! Acho uma das profissões mais lindas e já andei cogitando essa possibilidade, mas acho que tenho medo de os meus futuros alunos não gostarem de mim :s
Ah, seu post me lembrou que eu tenho muitas coisas sobre esse assunto de Copa e Olimpíadas no meu caderno do colégio, uma delas virou até redação rs

Ps. adorei esse negócio de homens explorados e seduzidos, você é mesmo uma diva!