quarta-feira, 18 de março de 2009

Resistência



"Silenciosa força interior, isso é o que têm as mulheres. Uma força discreta que, sem alarde, alimenta seus gestos de coragem e, tantas vezes, permite que conservem a cabeça erguida nas circunstâncias mais duras."
(Prefácio de Marina Colassanti)


Terminei de ler o livro Resistência - A história de uma mulher que desafiou Hitler (Editora Nova Fronteira, do grupo Ediouro) e recomendo a leitura para todos, viu?! A obra conta a vida e a trajetória de Agnes Humbert, uma historiadora francesa que viveu na época em que seu país foi dominado pela Alemanha Hitlerista.


Revoltada com a situação e ávida pela libertação de sua nação, ela se junta a outros intelectuais de Paris para fundar um movimento de resistência e contra-propaganda, insuflada pelas palavras e ações do General De Gaulle, voz praticamente isolada que mantém as esperanças do povo francês.

Agnes, assim como a grande maioria dos integrantes do movimento de resistência, é presa e deportada para a Alemanha, onde é condenada a 5 anos de trabalhos forçados, onde passa por um verdadeiro martírio: fome, sede, calor, frio, humilhação, degradação... Nada, porém, é capaz de fazê-la perder a esperança, a moral e a dignidade.


A historiadora mostra neste livro, originalmente escrito e publicado em 1946 sob o titulo "Notre Guerre", do que a mulher é capaz e como ser um exemplo de heroísmo e dignidade.

De valor historico inestimável, Resistência é um marco e leitura indispensável a quem quiser entender um pouco mais do que é realmente uma guerra, e de como ela pode ser cruel.

Para ver o site do livro clique aqui.


15 comentários:

Ricardo disse...

Não conhecia esta peculiaridade histórica de um tema que tanto estudamos, vou procurar o livro!

Valeu pela sugestão, e parabéns pelo blog!

Ricardo

Volta ao Mundo Google Earth

Danilo Moreira disse...

Interessante.

Ela ainda está viva? Queria fuçar mais sobre isso mas agora nao posso...rs

Imagino os horrores que essa mulher deve ter sofrido... desumano demais!

Excelente blog!!!

Abçs!!!

http://blogpontotres.blogspot.com/

Dani Uzeda disse...

Ana, adorei a dica. Eu leio mtoooo, e tb sempre que posso dou dicas no meu blog. Mas andei mega hiper ocupada nesses ultimos meses, que alem de nao ter tempo para escrever no meu blog, tb deixei um pouco a leitura de lado. Mas vou retomar. Estou com uns 5 livros pendentes, entre novos comprados e outros já começados... mas assim que der, vou ler sua dica. Ainda mais que eu adoro literatura com contexto histório.

Bjuu

Jack disse...

caraca num sabia dessa muieh. esse livro deve ser muito bom mesmo, vo ve se eu leio.
dps da uma passadinha la no meu blog.
http://balaidenego.blogspot.com/

Fabio Sauzza disse...

Olá querida,obrigado pela visita tão linda,olha,NOKÚ é a droga de Detróit...só isso viu...rsss,faz o seguinte me add no orkut para te avisar melhor e assim conhecê-la com mais afinco...pode ser ? meu orkut é...

fabiosauzza@bol.com.br
será um prazer viu,outra coisa,seu blog é belíssimo,adorei seus têxtos,certamente irei acompanhar ,parabénz.......te espero,bejos.

Gostou do Playstation 27 ? Eu não....rsss..........beijos
parabénz

Jonh Oliver disse...

ja li praticamente tudo sobre hitler desse livro nao sabia, vou ver se encontro na livraria daqui

Ercio Bamberg disse...

Danilo, ela já é falecida.

Éter Na Mente disse...

Nossa! Não conhecia essa história, mas agora vou comprar o livro para me interar de tudo.
Parabéns pelo texto e pelo blog.
Abraços fraternais

DEUSA PAGÃ disse...

Olá! Tem postagem nova! abraços, Deusa Pagã! ah..fiquei curiosíssima
pra ler esse livro..bjos...

Anônimo disse...

Querida amiga avassalador...Gabi.
Otima indicação. Quando era adolescente li o livro O diario de Anne Frank e fiquei encantada...Com a capacidade de adaptação do ser humano as condições adversar da vida... muito tempo depois li um livro de Frankl.. sobre o msmo tipo de situação... porem, com espirito de "Em busca de um sentido"... asensação que tenho hoje é que o humano simplesmente separa a ideia do afeto e sobrevive as adversidades... quase uma forma esquizo de viver para manter-se são.
Venha nos visitar.

Unknown disse...

Ah, eu vi esse livro em uma livraria e fiquei interessada.

Flávia Cunha disse...

Oi!
Tem presente pra você lá no maldosas!
Passa lá!
Um xero!

Aspone disse...

Parece interessante msmo o livro e se eu tivesse grana, até compraria. Tô precisando ocupar um pouco a mente, mas por ora tenho que me contentar com algumas visitas que me façam pensar!!!


Visite meu blog tbm:
www.teuculazarento.blogspot.com

Thaís. disse...

Deve ser maravilhoso esse livro!
*-*

O titulo dele me deu a resposta do que tenho sido ultimamente.
Resistente.

Beeijo Gabi:*

CAMILA de Araujo disse...

Parece interessante...

www.casadobesouro.blogspot.com