segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Carpe Diem!



“Carpe Diem” vem do latim e em português significa “aproveite o dia”, no sentido de viver intensamente o presente como se fosse o último dia da sua vida. Isso nos ensina que devemos viver dando tudo de si como se fôssemos morrer no dia seguinte, o que é muito verdadeiro, pois já que não sabemos o dia de amanhã, curtir a vida é o melhor a fazer, né?!
Lembro-me bem quando ouvi essa expressão na escola, enquanto o professor de Literatura explicava o Arcadismo (uma vertente da Literatura mundial que surgiu na Europa durante os séculos XVII e XVIII, quando acontecia o Iluminismo e que foi trazida para o Brasil no século XVIII, durante a Inconfidência Mineira). Depois me toquei que já tinha ouvido algo sobre isso antes na cena belíssima do filme Sociedade dos Poetas Mortos e decidi rever o filme, apaixonando-me por este ideal!

Em 2002 - quando entrei na faculdade de Letras - a expressão nunca mais saiu da minha cabeça... Até que no dia 30 de novembro de 2007, quando vivia uma fase de leveza e liberdade na minha vida, tatuei a frase no meu pé direito!

Quis postar sobre isso por vários motivos... Além do blá-blá-blá de que temos que viver a vida e tal, algumas coisas me chamaram atenção hoje e me fizeram perceber que realmente o tempo passa rápido e é impossível fazê-lo retroceder.

Nas atualizações do orkut vi alguns ex alunos comemorando a formatura na faculdade e juro que tomei um choque! Foram adolescentes que estudaram comigo no primeiro cursinho que lecionei, durante os anos de 2004 e 2005. Eu sei que estava no 5º período da faculdade quando comecei a lecionar, mas percebi que já vou fazer 3 anos de formada no final do mês!

Geeeeeeeeente, eu vou fazer 26 anos este ano!
É...
Esse lance de aproveitar cada minuto é importante mesmo...
O tempo passa, viu?!

Carpe Diem!

4 comentários:

Unknown disse...

Formatura na faculdade? Esse pessoal cresce rápido demais! O tempo voa e a gente nem vê.

Ah uma dieta faz bem para o corpo e para a auto-estima. Bem vinda ao clube, hehe. :-)
Bjs.

Biel, o Bardo disse...

Ai... eu sempre adorei essas expressões latinas do Arcadismo... Fugere Urbem então nem se fala!! Mas Carpe Diem assume um significado todo especial. É fazer valer o dia, fazer valer a pena estar aqui... fazer a diferença! Por isso precisamos tomar cuidado e não ficar desperdiçando nossas chances porque depois teremos passado em vão.
E sim, também noto sinais de que o tempo está passando...

Ana disse...

bacana neh, como o tempo vou! aii meu desespero eh q formei e nao to exercendo ainda, ja tem 1 ano ja!!!
eu tb conheci essa frase nas aulas de literatura no ens medio...
bjsss

Bala Salgada disse...

A gente tem que sempre ficar atrás da felicidade, porque descobri que é um estado de espírito e não um ponto de chegada.

Quando crianças somos felizes naturalmente, quando crescemos temos a sorte de ESCOLHERMOS estar felizes!